domingo, 28 de fevereiro de 2010

Origem etnica dos africanos que vieram para o Brasil



Muitos escravos africanos foram trazidos para o Brasil até 1850. São divididos em dois grandes grupos: os Bantus e os oeste-africanos.





Bantus: Os Bantus trazidos para o Brasil vieram das regiões que atualmente são os países: Angola, República do Congo, República Democrática do Congo, Moçambique e, em menor escala, Tanzânia. Constituíram a maior parte dos escravos levados para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e para a zona da mata no Nordeste





Oeste-africanos: Os oeste-africanos eram das regiões que atualmente são os países de Costa do Marfim, Benim, Togo, Gana e Nigéria. A região do golfo de Benim foi um dos principais pontos de embarque de escravos, tanto que era conhecida como Costa dos Escravos. Os oeste-africanos constituíram a maior parte dos escravos levados para a Bahia. Pertenciam a diversos grupos étnicos que o tráfico negreiro dividia

Por: Fabiana Lessi

Mitologia dos iorubás


A mitologia dos iorubás engloba toda a visão de mundo e as religiões dos iorubás, tanto na África quanto no Novo Mundo, onde influenciou ou deu nascimento várias religiões, tais como a Santería em Cuba e o Candomblé no Brasil em acréscimo ao transplante das religiões trazidas da terra natal. A mitologia Iorubá é definida por Itans de Ifá.
Por Fabiana Lessi

Como se estabeleceram ligações entre africanos e europeus


A relação existente entre Europa e África, inclui a expansão da Rev. Industrial, e a ocupação colonial da África por diferentes países europeus. Desta forma havia uma enorme necessidade de outros países colonizarem a África. Como a áfrica foi dividida de acordo com os interesses europeus na colonização, após a revolução, a Europa passou a administrar várias áreas da áfrica, expandindo o comércio e buscando matéria prima e mercado consumidor, conseqüentemente deslocaria a massa de pessoas desempregadas da Europa.


Escrito por Heloisa

A relação entre a África e o mundo hoje


A história da áfrica e do mundo se entrelaçou muito antes da formação das nações e repúblicas de hoje, muito antes do uso da mão de obra escrava e muito antes da disputa pela colonização... A humanidade surgiu na áfrica, podemos assim considera - lá o “Berço da Humanidade”. A áfrica passou por um processo de exploração de mão de obra escrava, possibilitando o desenvolvimento e enriquecimento de muitos países, como se não fosse o bastante, a áfrica ainda dispunha de muita matéria prima que despertava mais ainda o interesse das outras nações, de como dito antes, tornar a África uma colônia. Atualmente, devastada economicamente e culturalmente, ainda encontramos raízes africanas em nossa vida latino-americana.

Escrito por Heloisa

Mitologia Efik


Na mitologia Efik, Abassi é o deus criador. Sua esposa é Atai, o convence de permitir que dois seres humanos (seus filhos, um homem e uma mulher) se instalem na Terra, mas os proibem de se reproduzir ou trabalhar e eles voltariam ao céu quando Abassi tocasse o sino de jantar; essas regras foram definidas para que eles não superem Abassi em sabedoria e força. Conseqüentemente, eles quebram esta regra e Atai os mata, bem como causa a luta, morte e guerra entre as seus filhos. Abassi e Atai são tão repugnados que eles se retiram dos assuntos dos seus descendentes.Escrito por Yanka

História do continente africano


No século XIX, as potências européias dividiram o continente africano conforme as suas necessidades econômicas. Com a criação de novas fronteiras, os grupos africanos foram impostos à uma divisão que não os favorecia, pois aliados foram separados e inimigos,juntados.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa enfraquecida desencadeou uma série de conflitos a favor da independência e,consequentemente, com o surgimento de novas nações no continente.
Mesmo com esse processo de independência , que foi acentuado na década de 60, a paz não foi vista, principalmente com o fato de que o continente se tornaria o palco da Guerra Fria entre EUA e URSS, que financiavam as guerras como meio de medir poder entre si.
Com o fim da Guerra Fria, não havia mais o porque do alinhamento político dos EUA e URSS com os países africanos, o que fragilizou os clãs que se mantiveram no poder e incentivou os adversários a lutarem por seus espaços e direitos perdidos anteriormente, originando uma série de guerras civis que duram até hoje.
O deserto do Saara forma uma barreira natural,que divide o continente africano em duas partes muito diferentes em relação ao quadro humano e econômico. Na parte norte, há uma organização sócio-econômica muito semelhante ao Oriente Médio. Na parte sul, temos a África Negra, devida pela predominância de povos com pele escura.
Escrito por Yanka.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Histórias e Curiosidades sobre a Africa.

A História da África é rica e tem ligações com a história do Brasil. Os africanos trazidos para o nosso continente, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes, danças, culinárias e muito mais. O importante da história e da cultura dos povos que habitaram o continente africano são os rituais religiosos, a organização social e a rica mitologia. Os jovens africanos enfrentam vários problemas básicos, como o desenvolvimento econômico, o neocolonialismo e a incapacidade de se fazerem ouvir nos assuntos internacionais. A maioria dos estados africanos é considerado parte do Terceiro Mundo. Possui desertos, florestas tropicais e extensas saravanas. O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão do planeta, sendo um dos mais quentes. Escrito por Natália.

Cotidiano Dos Escravos


Os escravos trabalhavam de manhãzinha até o entardecer. Caso não fizessem o trabalho certo, teriam que ser punidos de uma forma rigorosa e dolorosa. Eles eram vigiados por capatazes. O alimento deles era a base de mandioca, apenas isso. Não era apenas adultos que teriam que trabalhar, crianças trabalhavam também. E se você acha que eles eram recompensados por esses trabalhos, está totalmente enganado. Quando havia um ou outro negro que tentava fugir era perseguido por capitães-do-mato, que eram recompensados ao pegarem o fugitivo. O que aconteceria com um escravo que tentasse fugir e não desse certo? Teria um pesadelo, que poderia levar até a morte. Os principais castigos escolhidos pelos brancos era o tronco que prendia os escravos deixando imobilizados por dias , que causava inchaço e até fortes dores no corpo. Usavam também o bacalhau, uma espécie de chicote de couro cru que rasgava a pele, muitas vezes jogavam sal nas feridas para a dor ser mais intensa. Havia outros métodos também. Esse cotidiano dos escravos era triste e doloroso. Que permaneceu por muito tempo.


Escrito por Natália.

foto tirada do google.