domingo, 28 de fevereiro de 2010

Origem etnica dos africanos que vieram para o Brasil



Muitos escravos africanos foram trazidos para o Brasil até 1850. São divididos em dois grandes grupos: os Bantus e os oeste-africanos.





Bantus: Os Bantus trazidos para o Brasil vieram das regiões que atualmente são os países: Angola, República do Congo, República Democrática do Congo, Moçambique e, em menor escala, Tanzânia. Constituíram a maior parte dos escravos levados para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e para a zona da mata no Nordeste





Oeste-africanos: Os oeste-africanos eram das regiões que atualmente são os países de Costa do Marfim, Benim, Togo, Gana e Nigéria. A região do golfo de Benim foi um dos principais pontos de embarque de escravos, tanto que era conhecida como Costa dos Escravos. Os oeste-africanos constituíram a maior parte dos escravos levados para a Bahia. Pertenciam a diversos grupos étnicos que o tráfico negreiro dividia

Por: Fabiana Lessi

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Também gostei Estou usando para fazer um trabalho sobre os africanos Adorei também concordo com você Professor Óscar

      Excluir
  2. qual foram o tipo de trabalho? se foi no campo ou na cidade?
    qual foi suas heranças e culturas? tipo danças, musicas e língua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual foram o tipo de trabalho? se foi no campo ou na cidade?
      qual foi suas heranças e culturas? tipo danças, musicas e língua?

      Excluir
    2. Nenhum tipo de cultura, o fato de eles terem sido trazidos de regiões dispersas, ou seja, de etnias e povos diferentes, e combinado com o regime de escravidão que impedia a manutenção da cultura, mais o fator de que a maioria dos escravos ficarem gerações no regime de escravidão, combinado com a assimilação cultural com a cultura europeia e indígena vigente no Brasil, fez com que eles não tivessem uma cultura própria. O que chamamos de "cultura africana" hoje é o que os afrodescendentes em regime de escravidão (ou libertos, ou que fugiram, etc) criaram por si próprios, pouca coisa foi realmente herdada pelos fatores que citei, que tornaram quase impossível a manutenção de alguma cultura, até mais porque nunca existiu uma unidade étnica entre os africanos trazidos para cá, essencialmente eles nunca foram o mesmo povo, eles só compartilham da mesma origem racial. Capoeira por exemplo, é uma arte marcial criada no Brasil, Umbanda, criada no Brasil, tudo por afrodescendentes, nada disto realmente foi realmente vindo da áfrica, Umbanda no caso só pega elementos das religiões africanas, pois eles realmente pelos motivos que citei, não conseguiram manter em sua integridade as crenças dos povos nativos da áfrica.

      Excluir
    3. Quanto ao trabalho eu não sei muito bem, mas pelo que eu estudei principalmente em plantações de cana ou em fazendas, os trabalhos urbanos geralmente eram preenchidos por brancos, mestiços ou negros libertos.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. De onde eram os negros que foram escravizados no Brasil,quem eram eles?

    ResponderExcluir
  6. Gente, com tanto material para ser lido , esse blog é uma ofensa para negros e negras...a cultura brasileira é negra, os povos foram trazidos do Congo, Angola, Moçambique (povos bantu) depois da Nigéria, Benin, Togo, Burkina Faso...reencriaram suas famílias (desfeitas no desterro do tra´fico negreiro) dentro dos terreios de Umbanda e Candomblé. Existem vários livros e documentários sobre isso.

    ResponderExcluir
  7. me ajudou muito no trabalho de historia

    ResponderExcluir
  8. Quais eram os povos que vieram para o Brasil ?

    ResponderExcluir