domingo, 28 de fevereiro de 2010

História do continente africano


No século XIX, as potências européias dividiram o continente africano conforme as suas necessidades econômicas. Com a criação de novas fronteiras, os grupos africanos foram impostos à uma divisão que não os favorecia, pois aliados foram separados e inimigos,juntados.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa enfraquecida desencadeou uma série de conflitos a favor da independência e,consequentemente, com o surgimento de novas nações no continente.
Mesmo com esse processo de independência , que foi acentuado na década de 60, a paz não foi vista, principalmente com o fato de que o continente se tornaria o palco da Guerra Fria entre EUA e URSS, que financiavam as guerras como meio de medir poder entre si.
Com o fim da Guerra Fria, não havia mais o porque do alinhamento político dos EUA e URSS com os países africanos, o que fragilizou os clãs que se mantiveram no poder e incentivou os adversários a lutarem por seus espaços e direitos perdidos anteriormente, originando uma série de guerras civis que duram até hoje.
O deserto do Saara forma uma barreira natural,que divide o continente africano em duas partes muito diferentes em relação ao quadro humano e econômico. Na parte norte, há uma organização sócio-econômica muito semelhante ao Oriente Médio. Na parte sul, temos a África Negra, devida pela predominância de povos com pele escura.
Escrito por Yanka.

2 comentários:

  1. Yanka no seu texto,foi explicado sobre o grupo etinico, a organização política e vida econômica. O que foi pedido.Está objetivo e claro. Natália.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do seu texto, ficou objetivo e completo. Heloisa

    ResponderExcluir